Tangler Discussion Forums

Discuss

Topics

Click a Topicto start discussing

por: Maurício Meireles
    Enviada: Seg 24 Jul 2006 9:21 pm

Ricardo e amigos,

tomei conhecimento por um praticante theravadin do fato de não existir o conceito de "shunyata" na escola Theravada; segundo ele, nessa escola so existiria o conceito de anatman (ou anatta, como preferirem). Questionei sua afirmativa por dois motivos:

1) Nunca soube que o Theravada não falava em vacuidade. Fiquei confuso - porque sequer tinha cogitado essa possibilidade - e fui pesquisar no acessoaoinsight.net e econtrei o seguinte sutra:

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXXV.85.htm

2) O segundo motivo foi o fato de, pra mim, "vacuidade" e "não-eu" sempre terem soado como conceitos muito próximos - quase sinônimos, inclusive.

Alguém poderia desfazer esse nó?
    ---

2007-05-29 05:12:12.0

ricardo
    Enviada: 31 Jul 2006 05:50 am

Caro Mauricio, bom dia. Nem há nó a ser desfeito. Gentilmente sugira a seu amigo que vá estudar. A melhor forma de evitar falar absurdos é estudar, ao invés de confiar em fontes tipo "orkut", etc... Quando Nagarjuna ainda estava sonhando na barriga da mamãe, o Theravada já falava sobre sunyata há séculos. Mas que um "praticante theravada" não saiba disso indica já as fontes em que bebe. Um abraço

2007-05-29 05:12:32.0

por: Jfurtado
    MensagemEnviada: 31 Jul 2006 12:30 pm

Olá, Maurício.
    Prof. Ricardo.
    Este assunto me interessa. Como um estudante de Budismo Tibetano senti muita afinidade com a Visão da Escola Madhiamaka-Prasanguica.
    Gostaria de saber se esta visão difere em alguma coisa da visão da tradição Theravada sobre o Vazio, pois em leituras sem uma orientação pessoal ainda não consegui ver esta diferença que alguns livros com base na Madhiamaka alegam. Ou seja, Nagarjuna acrescentou algo ou simplesmente sistematizou o que já havia?
    Obrigado.
    Jorge.
    ---   

2007-05-29 05:12:49.0

por Maurício Meireles
    MensagemEnviada: 01 Ago 2006 01:50 pm

Ricardo,

não pude deixar de rir com a pontualidade do seu comentário. rsrsrs Laughing

Aliás, falando em vacuidade, vi por esses dias - conforme dica em uma lista do yahoo - um texto do Ajahn Santikaro sobre o cânone páli e o tão badalado Sutra do Coração. A pessoa que postou disse que estava sendo traduzido pela equipe de tradução Nalanda. Alguma previsão?

JFurtado,

Vi um livro esses dias que me pareceu de ótima qualidade para sanar as dúvidas históricas e pra conhecer adiferença de abordagens entre as escolas. Se chama A Espiritualidade Budista vol 1. Já que não é um livro "religioso", não puxa a brasa pra sardinha de nenhuma escola e parece ser, na medida do possível, imparcial: não tem aquelas teorias com um viés de preconceito e presunção como a dos Três Giros da Roda do Dharma; sem falar que, pela olhada que dei, não comete o lugar-comum de chamar o theravada de hinayana. Um pequeno (?) detalhe: custa setenta reais. Rolling Eyes rsrsrs

Ele fala das primeiras escolas, passa pelo theravada (em cada país!!!), segue para o Mahayana e a literatura prajnaparamita, e por ai vai. Não sei quando vai ser lançado o Volume 2.

São só impressões de quem folheu. Só escrevi pra registrar a dica.
    ---

2007-05-29 05:13:07.0

por: Mauricio Meireles
    MensagemEnviada: 01 Ago 2006 01:53 pm

Ia esquecendo: quando você diz, Ricardo, que o theravada já falava sobre shunyana "há séculos", é força de expressão ou séculos mesmo. rsrsrs
    ---

2007-05-29 05:13:18.0

por: ricardo
    MensagemEnviada: 02 Ago 2006 05:36 am

Oi Jorge
    Há várias visões sobre o "vazio" espalhadas no buddhismo e todas com suas diferenças entre si. Nem no próprio buddhismo tibetano há consenso, embora hoje se costume dizer que a visão prasangika seria superior. Obviamente há quem discorde. Igualmente, saber se Nagarjuna acrescentou algo ou não deveria ser precedido por saber se Nagarjuna existiu ou não, se foi mahayanista ou não, quem foi afinal e quantos Nagarjunas existiram na história, o que, aqui entre nós, são questões que nem ainda foram decididas definitivamente.
    ---

2007-05-29 05:13:30.0

por: ricardo - Site Admin
    MensagemEnviada: 02 Ago 2006 05:48 am

Oi Mauricio,
    Não, não há previsão de publicação. Em breve suponho. O texto é bem interessante. Há também uma série de aulas que dei num curso sobre o sutra do coração uns 2 ou 3 anos atrás. Já estão todas transcritas mas o duro é encontrar tempo para editá-las.

O livro 'A Espiritualidade Budista vol 1', é bom, mas não confie 100% nele em tudo.

Se tomarmos que a base do Theravada é o Canon Pali (o que não necessariamente significa que aqueles que dizem seguir o Theravada o tomam assim) então é séculos mesmo, pois Nagarjuna é do segundo século d.C. e Buddha de pelo menos 600 anos antes. Mesmo considerando o canon pali chegando em sua compilação quase final no terceiro concílio ainda teríamos uns bons 4 séculos de distância.
    ---

2007-05-29 05:13:42.0

por: Visitante
    MensagemEnviada: 03 Ago 2006 08:50 am

Maurício, obrigado pela dica. R$70,00 ?Shocked Pode ser que demore um pouco para eu lê-lo! Crying or Very sad
    Prof. Ricardo, seria possível esclarecer um pouco da visão do Theravada sobre Shunyata? Rolling Eyes
    Obrigado.
    Jorge.
    ---

2007-05-29 05:13:54.0

por: ricardo - Site Admin
    MensagemEnviada: 05 Ago 2006 10:11 am

Citação:
    Prof. Ricardo, seria possível esclarecer um pouco da visão do Theravada sobre Shunyata?

Seria um pouco longo, não...??
    ---

2007-05-29 05:14:07.0

MensagemEnviada: 05 Ago 2006 09:17 pm

Oi, prof. Ricardo.
    Então indica alguma fonte de leitura sobre o tema...! Há alguma em português?
    O texto do Ajahn Santikaro vai demorar ainda, né?
    Obrigado.
    Jorge.
    ---

2007-05-29 05:14:17.0

por: Visitante
    MensagemEnviada: 12 Ago 2006 01:41 pm

Olá,

Sugiro a leitura do livro "Heartwood of Boddhi Tree" de Ajahn Buddhadasa, a tradução para o inglês é do Santikaro.

Infelizmente só em inglês, mas vale a pena...

Outra sugestão, é associar-se a lista de discussão mantida pelo Santikaro, na área de arquivos, tem ótimos textos sobre o assunto, também em inglês.

http://groups.yahoo.com/group/buddhadasa/

Metta,

Fernando
    ---

2007-05-29 05:14:26.0

MensagemEnviada: 12 Ago 2006 08:40 pm

Olá, Fernando.
    Muito obrigado pelas dicas!
    O problema é que o meu inglês vai pouco além do "the book is on the table" Laughing
    Mas de qualquer forma, vou dar uma busca e ver o que consigo entender.
    Um abraço!
    Jorge.

-------- 

2007-05-29 05:14:39.0
To send a message, Join Now (it's quick and free) or Sign In
Edit Topic
Delete Topic
Are you sure you want to delete the topic